sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Meu PAI é o Melhor do MUNDO, certeza!

O nome dele é Michal.(se pronuncia MIKAL), é um nome Polonês que "traduzido" ao português fica MIGUEL. Mas Michal é a cara dele!

Ele nasceu na Polônia, Leste Europeu, um lugar muito frio e castigado pela Guerra. Nasceu dia 1 de novembro, exatamente 1 ano após a Segunda Guerra Mundial. Os pais deles, meus avós, Judeus, sofreram muito nesta guerra. Minha Avó Ewa foi uma mulher incrível, ela fez faculdade, falava Irish, Polonês, Russo, Inglês e Português. Meu Avô Wladislaw era um sonhador, Socialista, tinha um humor maravilhoso, adorava jogar cartas, era comerciante dos bons, inteligente, carinhoso, a casa deles sempre foi aquela casa que tem festa, sabe? TUDO eles faziam por lá!

A guerra foi o destino deles, que fugiram e se conheceram num trem durante a fuga, pois os alemães já haviam dominado a rua aonde eles moravam e não havia como voltar para lá.

Minha avó assim como meu avô NUNCA MAIS viram ou ouviram falar de seus pais. Nem fotografia puderam ver.


Minha avó se encontrou com o único irmão, que acabou fixando residência no Canadá e morreu pouco depois que ela...com uns 90 anos!


Meu Avô tinha um irmão, o Tio Mario (falecido em 2007), ele era muito moderno, pra frente mesmo...e havia fugido antes de toda a guerra, ele veio para o Brasil com 18 anos! Loucura né?

Veio tentar a vida, tinha sonhos..achava que aqui era a terra do futuro. E era.


Ele pôde ajudar meus avós, meu pai e minha Tia Fryderyka (mais nova 2 anos que meu pai) a fugir, literalmente para o Brasil.


Como meu avô era socialista, havia "gente atrás" dele..afinal ele não concordava com o Governo, ia contra, era visto como anarquista...resolveram vir para o Brasil escondidos de TUDO e TODOS.


Meu pai me conta que ele tinha 13 anos. Chegou da escola, viu sua mãe arrumando algumas malas e, "na calada da noite" eles foram levados ao aeroporto para pegar um avião (imaginem o avião da época, meu pai tem 61 anos hoje), meu pai e minha tia não tinham a menor idéia do que estava acontecendo, para onde iam e nem aonde ficava um lugar chamado BRASIL!

Fizeram escala na África do Sul. Eles NUNCAAA tinham visto um negro na frente, ele nos conta que precisou colocar o dedo num rapaz para ver se era de verdade. Afinal, eles vinham do LesteEuropeu, década de 50, naohavia televisão (CLARO), não havia informação.


O avião aterrissou no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Pronto. Ali começava uma nova vida para aqueles imigrantes Poloneses, que não falavam nenhuma palavra em portugues! NADA.Imaginem eles dentro de um carro...em plena MARGINAL TIETÊ! Que recepção! (hahaha)


Tio Mario foi um anjo em nossas vidas. Organizou casa, comida, escola, emprego. Meu avô e ele prosperaram, tiveram Fábrica de Roupas no Bom Retiro, construtora..enfim eram homens realizados, felizes.Minha avó uma escelente dona de casa..e fazia comidas deliciosas, comidas típicas Judaicas que morro de saudades! Sinto ainda o cheiro do pão!! O que eu mais me lembro dela (ela faleceu há uns 5 anos com 88 anos de idade e lúcida até o ultimo instante!)era a inteligência e capacidade de aprendizagem!Claro que o português dela tinha um sotaque..e eu e meus irmãos sempre brincamos de imitá-la até hoje! Ela fazia palavras cruzadas, dessas impossíveis sabe? Acho que só ela fazia. hahahah. Fazia TUDO. E jogava TRANCA como ninguém!


Meu pai chegou na 8a série(na época) não sei mais como se chama isso hj..muda toda hora...com 13 anos, não falava 1 palavra em inglês.

Ele não só passou de ano, como foi o MELHOR aluno da classe.(por que esse gene nao veio pra mim?)
Ele toca piano como um músico profissional, sonhava em ser Maestro e, provavelmente só não foi pq na época não era comum ter profissões tão liberais assim.
Amigo de todos, educado, coração de ouro,ótimo marido, filho perfeito, Pai...MARAVILHOSO! Desses que trocam fraldas, acordam na madruga, fazem mamadeira, sem tempo ruim.

Na época do vestibular prestou USP (POLI) e ITA (hahaha...só estas...eu e minha irmã prestamos TODAS particulares e federais..pq certeza que entraríamos na mais réba..haha..brincadeirinha..). Adivinhem em qual ele passou em PRIMEIRO LUGAR? Nas DUAS!
Gênio. Mas não assume. Sim ele tem o QI elevadíssimo, e isso nunca fez dele um NERD ou um bobo como temos a idéia de quem é muito inteligente, fora do comum. Pelo contrário.Sempre foi agitado pra sair, jantar, dançar, namorar.

Por coincidencia do destino (CERTEZA, se não eu não existiria), ele escolheu o ITA. Pra quem não sabe, o ITA fica em São José dos Campos, dentro de uma área da Aeronáutica que se chama C.T.A. O Campus da Universidade é lá dentro e os alunos moram lá nos dormitórios do H-8.

Lá dentro ele conheceu minha mãe.(ela morava lá desde os 5 anos de idade, pois meu avô era Militar,Tinha feito o ITA tb e era piloto da Aeronáutica).
Ele conheceu minha mãe quase atropelando ela...e disse: ' vc vai casar comigo". Ela achou ele maluco!Claro, afinal quem era aquele baixinho que achava que iria casar com ela?
Mas...casaram-se. Tiveram TRÊS filhos. e Ficaram 19 anos juntos.

Depois de 1 ano de casados ele foi aceito em STANFORD, em Palo Alto, Califórnia, U.S.A., e lá foram eles passar 5 anos no Campus maravilhoso da Universidade mais bem conceituada do mundo!
Ele fez Mestrado, Doutorado e P.H.d em Economia!

Voltaram depois de 5 anos com duas filhas(eu e a Paula, minha irmã mais velha) e uma bagagem gigantesca....
Ele foi Professor do ITa por muitos anos, depois foi Presidente do IPEA, no Rio de Janeiro,logo mudou-se para Brasília e trabalhou anos no Governo...(o que me dá mais orgulho é que ele NUNCA se rendeu às roubalheiras de lá. NUNCA.) Ele foi acusado de fraude quando era Secretário Geral de um Ministro do Planejamento(prefiro nao citar nomes...eu hein..)e foi parar na C.P.I, numa época em que não era tão comum ter C.P.I´s (já perceberam que hj em dia tem todo dia CPI disso...CPI daquilo..põe até nomes pra não confudirem...afff..que horror estes Políticos).

Nossa vida virou de cabeça pra baixo.A gente criança era apontada na escola como a "filha do cara que roubou..blablabla". Foi muito dificil pra ele, que é O CARA HONESTO!(quem conhece sabe, tem gente que até fala: Honesto "até demais"..).
Enfim, ele conseguiu provar que o dinheiro desviado não era culpa dele..e sim de um mané que havia acusado ele. Final da história: o cara não foi preso. Acabou em pizza mesmo. Mãs....."aqui se faz, aqui se paga", não adianta fugir....uns anos depois..esse mesmo mané que quase ferrou a vida do meu pai, perdeu no Batteau Mouche, a mulher, a fillha e a sogra. Nunca foi o nosso desejo, mas....

Resolvemos vir para São Paulo. Iria ser menos trampo. Ele estava com pressão alta. Muito novo pra tanta preocupação. Morávamos numa casa animada.Éramos em 5 "crianças-adolescentes". Três do meu pai e Dois da mulher dele, a Lena. Fomos criados juntos e sempre nos consederamos irmãos.

Meu pai continuou trabalhando MUITO, claro, ele AMA isso.
É Sócio-Diretor da Rosenberg Consultoria, Trabalhou na Buss And Allen num Mega projeto incrível.
Foi Reitor do ITA de novembro de 2001 a setembro de 2005, tendo a honra de conceder os diplomas de engenheiro do ITA para alguns dos ex-alunos perseguidos durante o período da Ditadura Militar, obtendo assim um lugar justo na história desta instituição.
A partir de setembro de 2005 retornou ao cargo de diretor da Rosenberg & Associados e é atualmente consultor da FGV, diretor da Fundação Casimiro Montenegro Filho e membro do conselho do Instituto de tecnologia Promon.
Possui as seguintes condecorações: Grã-cruz da Ordem do Mérito Aeronáutico, Ordem do Mérito do Exército Brasileiro, Ordem de Rio Branco e Medalha de Mérito Santos Dumont.
Fora que foi Homenageado este ano ainda pelo Consegi, pelas mãos do Presidente Lula ,Salão Nobre Michal Gartenkraut - economista com especialidade em economia brasileira e internacional, com ênfase nas contas públicas. obtendo assim um lugar justo na história desta instituição.

Ops...escrevi um BREVE (hahah) currículo dele...mas gente! Que orgulho ter um pai assim. E não é só no profissional que ele é fera!
Como pai ele é o MELHOR!
Sempre preocupado com os FILHOS, pelo menos até aonde ele pode chegar.
E agora que virou Vô do meu filho, Enzo, está um Vovô Gordo..babando!!!


E ele é um cara que não tem preguiça!
Faz uns programas de índio do tipo: Passar o dia em ITÚ. (não que Itú nao seja uma cidade boa..mas fazer o que lá?..)para ele é um prazer viajar..dirigir..descobrir restaurantes, caminhos, historias...
Ele poderia ter sido Publicitário também. Tem um bom gosto absurdo, a casa dele parece coisa de revista...cheio de coisas de designers...mas isso ele consegue com a ajuda da Lena, que é uma decoradora nata!

Ele é único e por isso o AMO tanto!
Amo poder conversar e trocar idéias, aprender sempre com este cara que é o máximo.

EU tenho sorte de ser filha dele!
Meu marido tem a sorte de ser genro dele e meu filho tem a sorte de ter um Vô tão carinhoso como ele.












3 comentários:

  1. NOOOOOOOOOOOOOOOOSSA G_G '

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Mia!!!!!
    O seu pai deve ter muito orgulho de você!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Mia, juro que quase chorei aqui...meu pai nao é tao genio quanto o seu mas também fugiu da guerra, somos judeus e tenho um mega orgulho dele, bom, né?
    Sucesso na sua vida e beijocas da Doris
    ( das coisas0

    ResponderExcluir