quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Grávidez e Pós- Parto

 Eu descobri que estava grávida dia 8 de dezembro de 2005 num exame de ultrassom intra-vaginal. Minha médica na época disse que poderia ser um cisto no ovário. Oi?
A partir deste dia minha vida nunca mais foi a mesma. Mas não por que foi tudo um mar de rosas, muito pelo contrário. A real é que NINGUÉM havia me contado a real sobre ser mãe. Nenhum livro, nenhuma amiga-mãe, minha mãe, minha avó, sogra, sites, NADA sobre a REAL.
(Eu fumava 1 maço de cigarro por dia. e parei, neste dia!)
"Mãe de primeira viagem", como todas,comprei TUDO sobre a gravidez, a arrumação do quarto, o assunto era esse na minha vida. Massagem para bebês, música para bebês, TUDO para bebês. Hidroginástica na gravidez, Drenagem, Comunidades de Grávidas, até no programa da Ana Maria Braga Especial de Grávidas eu fui.
Só pra se ter uma idéia do quanto me empenhei no assunto. Parei a vida literalmente.Até do trabalho tive dispensa, por sorte do meu destino, meu chefe me deixou trabalhando em casa. (na verdade ele ia me mandar embora, mas como engravidei...só pode!)
Nutricionista especial, só comia coisas saudáveis, mas em MUITA quantidade. Engordei mais de 25 KG, virei uma bola gigante, mas só comendo fruta, arroz-feijão-couve-carne, nada de peixe crú. Não tive uma estria(passava MUITO óleo, esse é o segredo!) e achava que estava SUUUPER bem informada no assunto bebê.

Eu NUNCA tinha tido muito contato com um bebê, tinha uma amigona que já tinha filho, o RAFA, mas eu nunca tinha trocado uma fralda dele, nem visto o quão punk era.
Eu e o Gu fizemos o curso de gestante da Pró-Matre. Daí, depois dessa você acha que tá tranquila. Que tá preparada.

Mas na real....tá nada!

Antes de falar a REAL mesmo, quero deixar BEM claro, que TUDO compensa. Mas a gente só percebe uns 2 anos depois. Hoje meu filho tem 3 anos. E eu tenho MUITO o que aprender.


Dia 28 de julho de 2006 às 11:49 da manhã nasceu o Enzo. Com 50 cm e 3.650 kg. Cesárea. Marido acompanhou o parto. A família e os amigos todos do lado de fora. Graças a Deus, nasceu perfeito.
Não senti dor nenhuma do que me falaram que eu sentiria na hora da anestesia. JURO. Não dói.
Esperei até o ultimo dia, por que queria parto normal. Mas sem neurose. Queria esperar, se não rolasse, beleza. Não rolou. Não tive nada de nada. Nem bolsa estourando, nem dilatação. NOTHING!

Depois que ele nasceu. FUDEU. (hahaha) Literalmente. Que medo minha gente!
Por que ninguem fala disso?
Eu fiquei neurótica. Não queria que ninguem chegasse perto. Não queria sair da Maternidade, estava morrendo de medo do mundo.(ops...é preciso ressaltar que existem mães MEGA desencanadas, e eu achei que seria assim...mas qdo o FILHO é seu, a coisa muda de figura. Oras!)

Ele era um anjo. Mas eu não sabia NADA de como era a rotina de um bebê. NADA. Ué..mas eu tinha lido TUDO, feito curso, participado de zilhões de coisas. Pois é, mas não sabia! Na vida real, a historinha MUDA. Na maternidade, os bebês dormem por que as enfermeiras dão leite. Daí, quando chegamos em casa, na primeira noite, ele nao dorme. NOSSA e agora? FOME! Se ele nao dorme no primeiro dia em casa é fome. NADA de cólica, o bebê vai começar a ter cólicas com 28 dias de vida mais ou menos e pára de ter com 3 meses.

Minha mãe veio ficar uma semana comigo. Mas ela dorme BEM. E eu e meu marido ficamos BEM chatos com todos, não queriamos opinião de ninguém. Se você está lendo achando um absurdo, é por que ainda nao tem filho, sorry.
Então,minha mãe, coitada, mais atrapalhou do que ajudou. Culpa minha lógico. Mas..por que não me contaram que bebê é um TRAMPO!!

Eu falei pra minha mãe nos primeiros dias: ' Por que você não me contou que era assim?por que vc teve 3 filhos? por que se é tão ruim??!!"""" Ela ria de mim. "Minha filha, você esperava o que?"
Ué gente, eu esperava que ter filhos era LINDO. Azul clarinho, Rosa-bebê, sabe? Tranquilidade. Tudo lindo.HA HA HA.

Na primeira noite, meu leite empedrou. (SIMMM eu preparei o peito para não rachar..FIZ TUDO, como ja expliquei acima), meu bico rachou, e o Enzo chorou a noite toda.
Liguei na maternidade (olha que louca...pra que ligar na maternidade? Sei lá. EU liguei) Eles me disseram: ' É fome. Dê NAN"
Dei. Pronto, ele voltou a ser o anjo que era na maternidade.
Dava peito e mamadeira, dizem que menino é MAIS guloso. Mas também dizem que ter filhos é um mar de rosas. As pessoas falam demais, essa é a real. Falam muito e mentem muito. hahahah.

E nós, ex-grávidas? Não temos vida pós-gravidez nem a pau.Além de HORROROSA, sem dormir, gorda, com os pontos que inflamam na maioria das vezes, o peito fudido,unha horrivel, cabelo com 30 metros de raiz, preso, claro. Barriga inchada, o rosto inchado, TUDO inchado. HAHAH. Ainda temos que aguentar encheção de saco de todos os lados. Por que não faz isso? Por que você nao vai à festa do fulano de tal?:Você vai passar a vida toda dentro de casa? (e eu pensava: mas gentemmm, meu bebê tem apenas 15 dias)...AFF!! acho MUITO UÓ quem leva filho pro shopping com 15 dias.Tipo, sem necessidade. Pra que? Coitada da criança.
Achei que NUNCA mais ia dormir, e não ia mesmo. Mas a gente se acostuma. Por que dormir GOSTOSO mesmo, eu nunca mais dormi.

E banho??? Escovar os dentes? Trocar de roupa...pra que? Zilhões de dias seguidos de camisolão. (Lógico que isso é coisa de PRIMEIRO filho, dizem que no segundo a gente relaxa..mas...."dizem tanta coisa"...).

E as tranqueiras que a gente compra achando que vai usar MUITO. E não usa.
O prático pra bebês bem novinho (Leia= até 1 ano)hahah, é roupa confortável. Nada de firulas. Calça social, camisa social. LINDO. Na foto. Por que nao vida real, nao funciona.
Sapato pra bebê! Tênis. LINDOS! Na foto. Na real, pra que???? Só atrapalha!

Eu tenho muita vontade de falar pra TODAS as grávidas que eu vejo : APROVEITE ENQUANTO ELE ESTÁ NA SUA BARRIGA E VOCÊ PODE SAIR DE CASA NUMA BOA, às vezes, dependendo da intimidade eu falo. Já me falaram que é feio fazer isso. Mas eu to falando  a verdade!

NUNCA mais você vai conseguir sair (NUNCA MAIS= uns 2 anos..hehe)desencanada, tipo: rapidinho na padaria, dar uma passadinha básica no shopping, ir ao cinema vai se tornar um PROGRAMÃO, jantar fora? Pra que? Almoçar? Nãooo..a não ser que vc seja do grupo seleto que tem babás. EU não tive, por nao ter grana mesmo. Se pudesse, teria tido, mas apenas pra poder ficar com ele pra eu poder trabalhar, ir ao mercado, cabeleireiro, padaria, shoppinggggggggg!!
E PRAIA? Eu não me lembro a última vez que fui currtirrr mesmo um sol. Por que eu gosto de praia o dia todo. Com bebê, não rola.

E você como mãe daquele ser indefeso, começa a perceber nos primeiros dias e meses que o amor não é tão profundo como deveria ser. Me lembro de pensar isso: ' será que estou depressiva?", eu tinha medo do Enzo acordar, medo do choro, de não saber o que fazer. E meu marido foi parceiraço TOTAL. Nota 10 pra ele.
Na boa, essa de "ele me ajuda" eu acho u ó. Pai é pai. Tem que dividir tarefas. E o Gu fez e faz até hoje como ninguém. (escolhi o pai certo=))) hehe)

Uma das coisas que me deu MAIS medo foi o banho e a primeira ida ao pediatra. Tava chovendo. Levamos ele no 5o dia de vida ao Dr. Palma. Banho? Eu nao tinha dado ainda! hahaha...ficou 2 dias sem banho. A gente não teve coragem. hahahahaha!!

Depois, ouvi reclamações da minha sogra de que eu não dei o neto pra ela dar o primeiro banho. e eu lá tinha cabeça pra lembrar disso. Me poupe. Minha mãe idem. Brigamos coma família toda. HAHAHHA
As pessoas que não visitaram na maternidade, nao foram na minha casa por pelo menos 1 mês. Desligamos os telefones. Só atendia médico, meu pai, sogro, mãe, sogra, enfim. URGENCIAS!

E o amor incondicional que não aparecia? (hoje eu sei que o AMOR de mãe vem com o TEMPO. Talvez por isso mães que adotam tenham o mesmo amor que Nós mães que parimos e CRIAMOS. Criar é que gera o AMOR. O vínculo fundamental.

Outra coisa que pensava era: ' se eu nao acordar quando ele chorar...quem vai acordar?Se eu não cortar a unha dele? Quem vai trocar?
Se eu não trocá-lo, não der banho, se EU....EU...EU"

Você percebe então que aquele bebê DEPENDE TOTAL exclusivamente de você.
VOCÊ que até ONTEM era super independente, mulher de 30 anos, guerreira, cheia de amigos e amigas nas baladas com o maridão. Casal social. ESQUECE. Por um tempo, seus amigos que não tem filho, até esquecem que você existe=(

Amamentar EMAGRECE? Olha,essa máxima não funcionou pra mim. deve funcionar para as magrelas, aquelas que nascem magras, de ruim sabe?:(hahaha). Eu engordei. Só emagreci quando parei de amamentar com 3 meses pós-parto, pois meu leite secou. Em UM ano tava magrela de novo.

SIM existe magreza pós-gravidez, mas o empenho é SÓ seu.Não vai achando que: ' vou amamentar e vai sair pelo leite..ou qdo nascer metade da gordura vai embora..." MENTIRA.

A gente tem que se adaptar aos horáios do bebê. Claro, acho bacana que o casal não vire escrqvo do filho. Mas submeter um bebê de dias de vida..ou meses até..a uma baladinha básica no bar MAIS badalado da cidade num domingão de sol, por que a galera ta se reunindo pra uma chopada. Não rola. E o barulho? agitação? NA BUEEENA= QUEM NÃO DORME É VOCÊ.  Quer levar, leva. Mas depois já saiba por que seu filho é agitado.

OUTRO MITO= "se eu deixar meu bebe acordado o dia todo ele dorme mais de noite." (o ideal é fazer pequenas sonecas e NENHUMA pós 17 horas, não tem explicação científica.Só acredite.)

"JAMAIS FAÇA ELE DORMIR NO COLO, NÃO ACOSTUME ELE NO COLO".
Eles ficam MUITO no colo por no máximo 2 anos. Alguém aqui já viu uma criança de 5 anos de colo? Ou com 5 anos de fralda?
RELAXEM. CURTA seu bebê.

E...esse assunto é tema de livro, claro, mas pra não deixar todas as candidatas à Mãe tão assustadas:

SIM, EU QUERO MAIS 3 FILHOS.Menino ou menina? JURO que tanto faz.(antes do Enzo nascer, achava que seria chato ser mãe-de-menino.Afinal, sou menina. BALELA. Filho não tem sexo. E não tem essa de "menino dá mais trabalho, ou menina é mais meiga. Tudo depende da criação, da personalidade, de tudo!É AMOR do mesmo jeito!)

Daí percebemos que existe vida pós UM ANO  do bebê e quanto MAIS eles crescem, mais gostoso fica!
Mas o trabalho só aumenta. você que está com um bebezinho em casa de 3 meses...APROVEITE. Afinal, ele ainda DORME durante HORAS!!! Você AINDA escolhe a roupa dele. VOCÊ faz TUDO por ele, sem dar opção à ele.

Ser mãe é sofrer e AMAR. Amar muito, AMOR que dói. Mas vale cada segundo!

2 comentários:

  1. Você sabe, ontem eu entrei aqui pra lê um post, deixar um cometário e colocar o link do meu blog, mas me interti li dois post seu e quando me dei conta já havia meia hora que meu expediente tinha termiado uahuahuahuahu e eu aqui lendo, enfim, saí desesperada, li e adorei os seus post e num deixei um comentáriozinho se quer rsrsrs, mas hj vim de novo, dessa vez eu estou deixando o comentário antes de começar a lê.
    Olha só eu e meu marido criamos um blog e ficaria muito feliz se vc podesse nos visitar, vou deixar o link tá? http://blogdocasalzinho.blogspot.com/
    Bjium e parabéns pelo blog adorei!

    ResponderExcluir
  2. Oiii, vi que vc ta acompanhando meu blog, e sempre que isso acontece eu tbm venho retribuir e conhecer o blog. Acabei de ler esse post, e cheguei a uma conclusão: até que enfim alguém escreveu verdades sobre a maternidade. Eu me identifiquei muito na leitura, pq tbm sempre achei que ninguém falava a verdade sobre a gravidez. Eu tenho uma filha de quase dois anos (faz 2 dias 20/12), concordo com quase tudo que vc escreveu, e comigo tbm foi quase o mesmo processo. Eu ainda acredito que amamentar emagrece, pq to no grupo das "magrelas", hehe, e amamentei por um ano e meio, e perdi peso rápido, com 2 meses e meio eu já estava quase no meu peso normal, mas eu era meio paranoica com isso...

    Eu e marido, não pensamos em ter outros filhos, acho que a Yasmin está de bom tamanho, amamos ela, mas não quero passar pelo processo de novo, acho que devemos nos reproduzir sim, mas já que Deus não estipulou um número para cada casal, eu me resevo no meu direito de ter dois.
    Bom, enfim, gostei muito das suas palavras, espero que nenhuma leitora se assuste, mas infelizmente essa é a realidade... hehehehe.

    ResponderExcluir